segunda-feira, 9 de abril de 2012

Irrigando desertos: a utilização da literatura imaginaria para a educação - Palestra

Resumo:Breve apresentação do autor. Conceito de literatura. Conceito de Imaginação. Conceito de Educação. O que é uma educação que derruba florestas. O que é uma educação que irriga desertos. Literatura, Imaginação e Educação: Por uma Pedagogia Imaginária e Literária.

Dia 10 de Abril - Auditório da Reitoria da UFC - 18:00h
Dia 12 de Abril - Auditório da Prograd - UECE - 10:00h


Sobre a Palestrante:




         Gabriele Greggersen é doutora em História e Filosofia da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.Concluiu seu pós-doutoramento na área de História das Mentalidades junto ao Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo em 2003, com pesquisa dedicada ao imaginário em Dom Quixote das Crianças, de Monteiro Lobato.

         É autora de Antropologia Filosófica de C.S. Lewis(Editora Mackenzie), sua tese, que recebeu uma versão simplificada em A Pedagogia Cristã na Obra de C.S. Lewis(Editora Vida). É autora ainda de O Senhor dos Anéis: da imaginação à ética (Editora Ultimato), de A Magia das Crônicas de Nárnia I (GW Editora) e de diversos artigos, traduções – como de Deus em Questão (Ed. Ultimato), que vem tendo grande impacto, entre outros livros e artigos – tematizando as relações entre a literatura, a imaginação, o sagrado e a educação. Também organizou a coletânea O Evangelho de Nárnia (Editora Vida Nova) e viajou o Brasil todo palestrando e dando várias dezenas de cursos sobre a importância do imaginário, principalmente da literatura, na educação.
            Traduziu o livro O Problema do Sofrimento para o alemão e é membro honorário da Inklingsgesellschaft, dedicada ao clube de amigos de Lewis e Tolkien.
             Gabriele é membro benemérito do Instituto Malba Tahan, com sede em Queluz (SP) e ganhadora do Prêmio de Ouro em “Incentivo à leitura, literatura além fronteiras”, da Câmara Municipal de São Paulo em parceria com a Ong Literatura para Crianças.

Nenhum comentário: