É autora de Antropologia Filosófica de C.S. Lewis (Editora Mackenzie), sua tese, que recebeu uma versão simplificada em A Pedagogia Cristã na Obra de C.S. Lewis (Editora Vida). É autora ainda de O Senhor dos Anéis: da imaginação à ética (Editora Ultimato), de A Magia das Crônicas de Nárnia I (GW Editora) e de diversos artigos, traduções – como de Deus em Questão (Ed. Ultimato), que vem tendo grande impacto, entre outros livros e artigos – tematizando as relações entre a literatura, a imaginação, o sagrado e a educação. Também organizou a coletânea O Evangelho de Nárnia (Editora Vida Nova) e viajou o Brasil todo palestrando e dando várias dezenas de cursos sobre a importância do imaginário, principalmente da literatura, na educação.
Traduziu o livro O Problema do Sofrimento para o alemão e é membro honorário da Inklingsgesellschaft, dedicada ao clube de amigos de Lewis e Tolkien.
Gabriele é membro benemérito do Instituto Malba Tahan, com sede em Queluz (SP) e ganhadora do Prêmio de Ouro em “Incentivo à leitura, literatura além fronteiras”, da Câmara Municipal de São Paulo em parceria com a Ong Literatura para Crianças.Palestras:
1. Falando em paz em tempos de Guerra
Conceitos de Paz e Guerra. C.S. Lewis e a Guerra: Relações reais e imaginárias. Learning in Wartime: texto proferido em Oxford, Outono de 1939 para universitários. Pacifismo. Razões para ser a favor. Razões para ser contra. Vivendo e Aprendendo a Paz em tempos Guerra: Outras mensagens lewisianas.
Dia 11 de Abril - Auditório da Reitoria da UFC - 18:00h
2. Irrigando desertos: a utilização da literatura imaginaria para a educação
Breve apresentação do autor. Conceito de literatura. Conceito de Imaginação. Conceito de Educação. O que é uma educação que derruba florestas. O que é uma educação que irriga desertos. Literatura, Imaginação e Educação: Por uma Pedagogia Imaginária e Literária.
Dia 10 de Abril - Auditório da Reitoria da UFC - 18:00h
Dia 12 de Abril - Auditório da Prograd - UECE - 10:00h
Exibição e análise do filme mais recente de Nárnia – Estudo Indutivo e Trabalho em grupos sob coordenação de Gabriele Greggersen e plenária final.
Cronograma:
-Exibição do filme A Viagem do Peregrino da Alvorada 1 hora e 45 min
-Estudo indutivo do filme – 1 hora de estudo e 1 hora de plenária
Dia 10 de Abril - UECE Bairro de Fátima - Sala 43 - 13:00
Nenhum comentário:
Postar um comentário