segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Uma parada de DEUS

Passando pelos corredores da universidade percebi que um grupo de cristãos se reunia ali toda semana. Por coincidência estava buscando um momento a mais com Deus e resolvi visitar o grupo chamado Alfa e Ômega. Sempre achei muito engraçado esses vocábulos bíblicos como ser sal e luz dentro do campus (esse era o slogan do cartaz que convidava pra reunião). Nos primeiros dias reuniões percebi que o grupo tinha caráter evangelístico, algo que eu nunca havia me preocupado. Não entendia que eu poderia ser instrumento para tal obra, já que Deus ainda transformava meu coração a cada dia, isso era para os mais "santos" ou mais preparados do que eu. Mas as coisas de Deus são assim mesmo, surpreendentes.

Numa terça-feira chego no culto de oração e a irmã Lúcia diz que havia sonhado comigo. No sonhe eu estava muito feliz numa grande cidade segurando um enorme pão. Esse período coincide com aquele de buscar mais a Deus e ter encontrado o grupo evangelístico, o tal de Alfa (como eu chama no início..kkkk). A irmã só me "revelou" (note que tal revelação não era tão complicada nem tão sobrenatural) que o pão devia ser Cristo, Jesus.

Nós presbiterianos independentes somos taxados por não falarmos em línguas (eu falo 4, mais nenhuma parecida com hebraico, aramaico ou outras que eram faladas nos tempos de Jesus) nem termos visões tão surpreendentes, mas a irmã Lúcia tinha me falado de algo relevante, ou pelo menos foi uma grande coincidência. Eu sempre fui muito cético. Acreditava em Deus, mas acreditava nunca ter testemunhado algo sobrenatural (depois eu conto como Jesus transformou a minha vida). Até que um dia, dentro do Ônibus, indo pra igreja uma moça disse: "- A paz do Senhor meu irmão". Eu logo pensei:"-Ela deve ter me visto com a Bíblia". Senti uma vontade de dizer o mesmo pra um casal que estava do meu lado, mas hesitei e disse: "-Deus, eu nunca troquei uma palavra com este homem." Daí o homem me cutuca e diz:"Moço, me ajuda com a cadeira de rodas". Eu disse: "Claro, pois não." Começamos alí um diálogo até que desci do ônibus e ajudei o casal até outra parada próxima. O homem perguntou se eu era crente (lembra da bíblia). Quando respondi que sim ele retrucou: "Mas com esse cabelo?"(nesse tempo tinha cabelos longos). No final eu lembro que me despedi deles até que sua mulher me diz: "Jesus é um grande pão que deve ser dividido com os outros moço!". Antes desse dia o sonho estava começando a fazer sentido, e eu entendi que não precisava saber tudo sobre o pão, mas uma vez que ele saciou a minha alma, eu poderia saciar a de outros entregando o pão. Em outras palavras, Jesus me queria como testemunha do que havia ocorrido comigo......Você não precisa ser um "missionário" para compartilhar com outros o que Jesus fez na sua vida. Basta testemunhar o que viveu se você realmente crê. Desde então passaei a acreditar em milagres e também que Deus fala vacomigo. Apenas mais uma, no dia do episódio do ônibus, quando cheguei na igreja, a reflexão era sobre as formas que Deus fala conosco. Coincidência........Demorei pra chegar onde queria, mas é que a palavra COINCIDÊNCIA está diretamente ligada à esse.....evento?(posso chamar asssim) que é a "I Calourada pela Paz".

Ícaro Leonardo

domingo, 17 de agosto de 2008

Maná do mês (15 de agosto)




No último dia 15/08 estivemos reunidos na Igreja Batista Comunidade do Amor dando um treinamento de capacitação para estudantes que estarão envolvidos de alguma forma na I Calourada pela Paz.

O treinamento incluiu aulas como: Conectando-se com os perdidos e Orando pelos perdidos, e também um tempo especial de oração, além da divulgação do vídeo oficial de lançamento da I Calourada...


Nosso dia foi muito especial, pudemos louvar a Deus e estudar a Sua Palavra, e também tivemos um momento de comunhão durante o almoço e pela tarde mais capacitação. Estudantes de várias denominações e universidades juntos no mesmo propósito, glorificar e exaltar o nome de JESUS! Todos teremos a oportunidade de aplicar tudo que aprendemos tando no nosso dia a dia como na I Calourada pela Paz.


Danielle Brito

Mais que um evento!

Não consigo esquecer a reunião da I Calourada pela Paz em que apresentamos a visão para vários líderes e pastores de Fortaleza. Foi um momento marcante pois várias pessoas se levantaram para confirmar algo que já estávamos querendo como Movimento Alfa e Ômega: trabalhar em unidade.

Alguém relatou que há anos orava por um momento como aquele de unidade, outro disse que pastores já estavam orando por um avivamento na cidade e isso viria pelos jovens, mais um viu a reunião como resposta de Deus pois estava orando para entrar de alguma forma na universidade. Enfim, constatamos que Deus estava fazendo algo maior separadamente e a Calourada veio apenas a ser a oportunidade para a conjunção desse mover em diferentes corações.

Enfim, a Calourada é mais que um evento! É a mão de Deus nos unindo para fazer algo maior que não poderíamos fazer sozinhos, sem levantar bandeiras organizacionais ou denominacionais, apenas a bandeira de Cristo, para honra e glória Dele!

Adriana Dantas

Um sonho: I Calourada pela Paz

É com muita alegria e temor que venho compartilhar algo que Deus tem feito em nossos corações como movimento em Fortaleza. Desde o ano passado alguns estudantes surgiram com uma idéia de fazer uma calourada na universidade aqui, algo grande com um show de música e etc. Para quem não conhece, calourada é uma festa feita pelos estudantes onde tem muita música, bebidas, drogas e até violência.

No começo do ano começamos a fazer planejamento e quando vi essa idéia deles já quis me envolver, porque era um sonho antigo meu de fazer uma coisa assim em Fortaleza.

Comecei a orar e me reunir junto com Ans, que estava querendo se envolver nisso também. Deus começou a trazer muitas idéias aos nossos corações. e surgiu a idéia de ter um tema diferente, que chamasse a atenção das pessoas, que fizessem elas se sentirem parte de algo que elas também queriam, então pensamos em algo pela Paz. E não sei porque, mas eu sentia que tinha alguma data pela paz no nosso calendário no segundo semestre e aí fomos na internet e tinha mesmo (dia 21 set ONU). Sentimos Deus falando conosco de verdade sobre isso então fechamos o tema e resolvemos a data - 19 de setembro, uma sexta feira.

As idéias continuaram a surgir, pensamos em fazer algo que fosse evangelístico, mas não direto, algo para levar conscientização, pensamos em ter um stand do Hemoce para doação de sangue, trazer uma instituiçao social para receber 1 kg de alimento , trazer outras organizações junto com a gente para trabalhar juntos em prol de uma conscientização pela paz em diversos aspectos. Isso tudo sem se focalizar no evangelismo em si, mas fazer algo que abençoe a universidade e a nossa sociedade e deixar o evangelismo acontecer através de nossas ações, nosso amor e unidade. Aí que a coisa começou a ficar maior, não a calourada em si, mas tudo que envolvia isso.

Nunca foi feito nada assim em Fortaleza por Cristãos, estaríamos quebrando vários paradigmas. Queríamos agora que fosse algo da cidade, dos cristãos da cidade, das igrejas em Fortaleza, pois Deus estava falando muito em vários lugares sobre união de igrejas, de organizações e Deus começou a falar isso conosco também. Desde então temos reunido pastores, igrejas, líderes de movimentos estudantis e quem mais quiser se juntar a nós. Deus tem confirmado nos corações destes pastores e líderes de uma forma muito especial. Muitas dúvidas e receios surgiram, e mais uma reunião e outra e Deus foi dando unidade sobre o que deveríamos fazer juntos. Mais do que tudo, entendemos que tudo isso não é um evento, mas um mover do próprio Deus, não é sobre nós e sim sobre Deus.

No meio de tudo isso Deus tem nos chamado para estar com Ele e buscá-lo de todo o nosso coração juntos como igreja do Senhor em Fortaleza. Para que Deus faça algo novo na nossa geração.Uma geração diferente que busca a Deus e seu reino acima de tudo. Que se compromete com nossa nação e com o mundo. A calourada não é um fim em si mesmo, mas uma pequena parte do que Deus quer fazer e vai fazer no nosso meio aqui em Fortaleza. É o Senhor que está se movendo pra derramar algo especial em nossas vidas e ministérios. Na unidade, Deus concede a vida para sempre. (Salmo 133) Essa é a nossa confiança, que de algum jeito Deus vai conceder a benção da vida a nós e as pessoas que não o conhecem.

Joana Alencar